Lorena Canals e o Minimalismo:

A busca pelo essencial e pela conexão com a natureza

Coleção Cotton Woods – os tons de bege e branco marcam o estilo minimalista

Reduzir os excessos e viver com aquilo que é essencial. Seria a missão da Lorena Canals ou alguns dos princípios do minimalismo? As propostas da designer e o conceito minimalista – que, na arquitetura, se fortaleceu influenciado pela convergência entre a cultura japonesa, escandinava e traços de movimentos artísticos, como o cubismo e o construtivismo – parecem viver uma verdadeira simbiose. A neutralidade dos tons, a leveza das estampas e a suavidade das composições são características essenciais da marca e tão evidentes em suas coleções e propostas sustentáveis.

Do lado do minimalismo, esse estilo de vida pode ser aplicado no vestuário, na alimentação, na decoração e em muitos outros aspectos. Regido pela célebre frase do arquiteto alemão Mies Van Der Rohe “Less is more” (Menos é mais, em português), o estilo procura trazer paz e tranquilidade em oposição ao caos do mundo moderno. Justamente por isso, ele vem ganhando cada vez mais adeptos.

Coleção Sheep of the World tapetes feitos de lã de ovelhas provenientes de vários lugares do mundo.

A decoração desse perfil nos ensina que ter elementos funcionais no ambiente é mais importante do que o excesso. Dessa forma, os móveis e objetos escolhidos devem transmitir uma sensação de simplicidade e, sobretudo, ligação com a natureza. Materiais como madeira, couro, papel, aço, cobre, algodão e lã (esses conhecemos bem, heim?) são muito usados. Ao invés da valorização das tecnologias e das grandes cidades, esse estilo persegue a volta às origens e ao bucólico.

Preto, branco, nude e cinza são das cores mais usadas e já que o minimalismo procura combater o consumismo, sendo isso diretamente relacionado à quantidade de objetos que temos em casa, mais uma vez dá match com os nossos produtos e com a essência da Lorena Canals, de que os produtos quando cuidados corretamente podem se usados por muitos e muitos anos, o que vai muito de encontro com o Minimalismo e o propósito de consumir menos. Na RugCycled, por exemplo, a base de lona feita de retalhos de tecido reciclado traz com primor a essência do não desperdício e do reaproveitamento.

 

Tapetes RugCycled – carregam em sua fabricação a essência minimalista

Se a ideia é investir na imensidão do mínimo, a sugestão é optar por espaços bem iluminados, com poucos elementos e até três cores. Já o mobiliário pode ser funcional e, de fato, essencial para aquele ambiente. Evitar exageros, priorizar materiais naturais e valorizar cada espaço transformam o projeto. Que tal embarcar com a gente nesse mood?