Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração

Tapete RugCycled Bereber

Você já ouviu falar no estilo Japandi? Nós, da Momy Decor, adoramos e resolvemos contar um pouco sobre ele para você. Essa tendência de decoração surgiu da união entre o design japonês e o escandinavo. Assim, ela reúne o melhor dos dois mundos: a organização e o equilíbrio do primeiro com o aconchego e a funcionalidade do segundo. O resultado é um minimalismo estético que busca valorizar a essência de cada ambiente na vida das pessoas. Essa essência vai muito de encontro com os princípios da Momy e da Lorena Canals, que evidencia sempre como os objetos, principalmente os tapetes, podem trazer benefícios na vida das pessoas e acompanhá-las por muito tempo.

À primeira vista, essas culturas parecem diferentes, porém ao mergulhar um pouco mais é possível perceber semelhanças entre seus princípios. Um resumo? Para compreender o Japandi é necessário conhecer duas filosofias importantes: a Wabi-Sabi e a Hygge. Então, bora lá!

A primeira se trata de uma junção de termos, “wabi” é simplicidade, rústico e “sabi” é beleza da idade, do desgaste do tempo. O segundo conceito vem dos países nórdicos e fala sobre exaltar o bem-estar e as coisas simples da vida. Dessa forma, o estilo Japandi mostra um novo olhar sobre a decoração, a importância de estar feliz em sua própria casa – pensamento essencial nos dias de hoje. Afinal, o nosso lar é um espaço para relaxar, descontrair e curtir a família seja com os pés descalços sentindo o delicado toque de algodão dos tapetes da Lorena Canals ou jogado em um almofadão lendo um livro, assistindo uma série ou mesmo só vendo a vida passar, do jeito mais simples e calmo, no melhor estilo Japandi.

Principais características:

Depois de entender a filosofia por trás dessa tendência, chegou o momento de conhecer suas principais características. Antes de tudo, se você quiser apostar no estilo, é necessário priorizar o minimalismo. Assim, escolha móveis e objetos funcionais que despertem tranquilidade nos espaços. Nesse sentido, cores claras com um toque de azul, verde ou cinza, também são inerentes.

Tapete RugCycled Azteca, essa coleção é muito especial já que todos os tapetes são feitos com restos de sobras da produção da Lorena Canals.

Os materiais naturais, como madeira e fibras (bambu, vime, rattan, lã) estão nessa seleta lista. Priorize as texturas que dão maior sensação de conforto e maciez, como crochê, linho, tricô e algodão ou lã, assim fica fácil escolher a gama de tapetes da Lorena Canals que combina com esse estilo. Todos esses elementos remetem ao equilíbrio e harmonia da natureza.

A simplicidade de linhas e formas, tanto nos móveis quanto nos itens de decoração, também são características do estilo Japandi. Assim como peças artesanais e antigas que oferecem uma viagem no tempo. Nesse caso, incluir peças de família ou compradas em antiquários e brechós é uma boa dica.

Tapete Reversível Duetto Salvia

Com a influência do design escandinavo, a luz natural não poderia ficar de lado. Afinal, ela valoriza o ambiente e a paleta de cores mais neutra. Para cobrir as janelas, ao invés de cortinas pesadas, escolha aquelas com tecidos mais leves. Isso garantirá uma iluminação agradável em todos os espaços.

Composição com os tapetes Botânica e Monstera é perfeita para trazer a natureza para dentro de casa com um novo olhar.

Por fim, mas não menos importante, reserve um cantinho para a natureza viva no cômodo. No Japandi a ideia é trazer apenas as folhagens verdes e não plantas que possam dar flores coloridas.  Aqui, você pode trazer os modelos Monstera, assim a natureza estará bem representada, de uma ótica totalmente diferente.

Agora se jogue nessa tendência que vem conquistando as pessoas no mundo todo – e com certeza você também!