4 dicas para você desfrutar da melhor maneira as áreas externas e 4 dicas do que não fazer nesses espaços

A arquiteta Cristiane Schiavoni nos deu dicas infalíveis para curtir momentos ao ar livre, sem estresse e dor de cabeça

Tapete Monstera Honey, lembrando que os tapetes podem ser usados em ambientes externos desde que estejam em uma área coberta para que não fiquem ensopados. Busque proteger o seu modelo da chuva.

O verão começa oficialmente hoje, dia 21 de dezembro no Brasil e é uma das épocas que nós, da Momy Decor mais gostamos, já que é quando mais aproveitamos os ambientes externos. Agora os dias são mais longos, a temperatura e a iluminação são perfeitas para aproveitar o refúgio e o acolhimento das varandas e jardins.

Mas, pensar em um ambiente externo é um desafio para muitas pessoas, pois é preciso lidar com o sol, a chuva e o vento. Convidamos a arquiteta Cristiane Schiavoni para nos dar dicas do que realmente funciona e o que não funciona nesses espaços.

1- Drenagem:

Antes de pensar na decoração destes ambientes, é preciso pensar na drenagem e escoamento de água desses ambientes. Afinal, não tem coisa mais desagradável do que estar em um ambiente cheio de poças. Essa água pode acumular e até entrar nos ambientes internos ou mesmo ser foco de dengue. “A primeira coisa que é necessário fazer nesse tipo de espaço é a preparação da infraestrutura, como posição dos ralos, drenagem e caimentos”, diz Cristiane.

2- Pisos:

Outra solução importante é o piso, ele deve ser preferencialmente antiderrapante ou que permita passar um produto antiderrapante, para evitar acidentes. Pode ainda ser do tipo atérmico, pois não esquenta e proporciona o conforto dos pés ao permitir andar descalço pela área.

3- Iluminação:

Iluminar espaços externos é otimizar o seu uso também durante a noite, mas é importante se atentar ao tipo de iluminação para não atrapalhar o ciclo natural das plantas que estão ao redor. Por isso, a arquiteta recomenda consultar um profissional, para indicar a melhor solução para o seu espaço.

Para essa varanda o Estúdio Gris Arquitetura escolheu móveis adequados para o sol e para completar o modelo Lakoda Day, feito de lã, mas ao contrário do que se imagina ele não retém calor e deixa o ambiente aconchegante e lindo é claro. Tapete da revenda Cosi Home. Foto: Manuel Sá

4- Mobiliário:

Para que os móveis não desbotem e tenha uma maior durabilidade, é preciso escolher móveis adequados para suportar as intempéries climáticas. “Opte por móveis com madeira tratada, tecidos que não desbotam e fibras artificiais para poderem ficar expostos ao sol e chuva, com proteção aos raios ultravioletas”, recomenda a profissional.

Perguntamos a arquiteta Cristiane Schiavoni o que NÃO funciona em ambientes externos, para te ajudar a não entrar em ciladas.

Dica extra da Momy Decor:  Caso o seu ambiente externo tenha um espaço coberto, que tal escolher um modelo da Lorena Canals, que mais combine com o seu ambiente? Ele deixa qualquer lugar mais aconchegante e ainda pode ser a área para reunir os amigos, a família ou o espaço de brincadeiras da criançada. Afinal, sujou, lavou!

1- Fuja de pisos lisos:

Muitas vezes não nos atentamos que aquele piso mais bonito aos nossos olhos pode ser o vilão e causar escorregões e quedas sérias, por isso, fuja de pisos lisos.

2- Costura dos tecidos:

Um detalhe que quase não nos atentamos quando se fala em ambientes externos é o tipo de costura do tecido do móvel. Analise bem e se necessários reforce a costura, pois se ela não for bem-feita, pode absorver água pelos furos, danificando a espuma interna.

3- Apague as luzes:

Como já mencionamos, a iluminação pode melhorar e aumentar o uso do espaço durante a noite, mas quando não o ambiente não estiver sendo utilizado apague as luzes que não forem necessárias para não atrapalhar o desenvolvimento das plantas e dos animais. A dica da arquiteta é colocar a iluminação abaixo da copa das árvores, para não atrapalhar a rotina dos pássaros.

4- Não erre na escolha das plantas:

Pesquise ou consulte um profissional de paisagismo para não errar na escolha das plantas, pois é preciso escolher as espécies adequadas não só pela estética, mas considerar fatores como incidência de sol, sombra e vento.

Agora, que você já sabe o que funciona realmente para um ambiente externo e o que não é bacana fazer, que tal buscar referências do que você gostaria e montar o seu ambiente? Nos mande imagens, iremos adorar compartilhar lá no nosso Instagram.