Aprendendo e brincando na infância!

Com a volta às aulas, é importantíssimo trazer os estímulos da escola para brincadeiras para dentro de casa com os pequenos. Dá uma olhada em algumas ideias disso!

Janeiro está chegando ao fim e com ele, as férias dos pequenos também! Independente da faixa etária, na infância, é importante ter estímulos dentro e fora da escola para o seu desenvolvimento. Para te ajudar com ideias de atividades para fazer com as crianças, vem ver essa seleção!

Para todas as faixas etárias: Ler histórias

Se você nos acompanha há mais tempo, já sabe o quanto nós incentivamos a leitura com o pequeno! Além de ser um momento delicioso entre adulto e criança, perfeito para fortalecer o vínculo, ler uma história incentiva a imaginação e a criatividade. Tem até um post no nosso blog do pessoal do Dentro da História, com uma seleção de livros maravilhosos.

Com bebês: Brincar com o espelho!

Para um bebê, tudo é uma descoberta empolgante, inclusive descobrir quem ele é! Por isso, por volta dos três ou quatro meses, coloque ele em frente ao espelho e faça movimentos simples com o seu rosto, para que, aos poucos, ele aprenda pela imitação. Pode ser mostrar a língua ou franzir o nariz, o que importa é o bebê se reconhecer e usar os músculos do rosto.

De dois a três anos: Coordenação motora em ação!

Nesta fase, é muito comum que seu filho goste de fazer e desfazer as atividades. Isso é ótimo para exercitar a coordenação motora com quebra-cabeças e jogos de pecinhas, sempre com cuidado para não escolher nada muito pequeno por questão de segurança. Outra brincadeira ótima para a fase é a piscina de bolinha! A percepção espacial e o desenvolvimento do equilíbrio surgem quando ela nota o deslocamento das bolinhas com seu movimento.

De quatro a cinco anos: Fantasias e disfarces

Mais do que se vestir de princesa, de caubói ou da profissão dos sonhos, é nesta fase que surgem os amigos imaginários e o brincar de “faz de conta”. Para concretizar o mundo de seu imaginário, o desenho é um grande interesse dos pequenos. Que tal uma lousa, com bastante opções para ele colorir?

De seis a oito anos: Atividades lúdicas

Nesta fase, a criança já tem um pouco de noção de sua identidade e de seus gostos, além do dia a dia na escola ser mais desenvolvido. Atividades que não perdem o ludismo enquanto incentivam o raciocínio lógico são as favoritas da vez. Fazer uma pipa e colocá-la para voar e jogos de tabuleiro, com algum tema que precise de solução, são ótimos para a idade!

Mas que tal incluir as brincadeiras na decoração? Por aqui, nós adoramos ver a casa decorada sem perder a vez de incentivar o pequeno a aprender. Afinal, as peças da Lorena Canals são perfeitas para isso! Vem ver alguns exemplos lindos para todas as idades (inclusive, para os adultos!).

A coleção Eco-City é um exemplo maravilhoso de peças versáteis, lúdicas e estilosas para a família toda. Para os pequenos, são várias partes da eco-cidade futurista; para os grandes, peças modernas e confortáveis para a casa.

Com um toque de nostalgia, a linha Little Chefs é uma cozinha divertida para as crianças, com possibilidades infinitas. As peças são lindas e charmosas, além de combinarem com vários tipos de decorações.

Peças lindas e recicláveis? Com a coleção RugCycled, é possível! Na foto, você confere o ABC RugCycled, que incentiva o pequeno a aprender o alfabeto com um modelo para lá de confortável da Lorena Canals.