Ciclo consciente

Você sabe o que é um ciclo de produção sustentável?

Ele começa na matéria-prima, passa pela confecção e se estende até o consumidor e o respectivo fim da vida útil de cada produto e peça!

Você já se perguntou de onde vem e como foi feito cada produto e peça que você compra para si e para a sua casa? Por aqui na Momy Decor, sempre insistimos com os nossos revendedores para que mostrem aos clientes como são feitas as peças da Lorena Canals – da matéria-prima e produção até chegar a eles.
O ciclo de produção sustentável deve considerar não só a utilização racional da matéria-prima e dos recursos naturais, mas também se preocupar com o descarte ecológico do produto para que este processo seja realmente completo. Do que adianta toda preocupação com as etapas iniciais da cadeia produtiva se, ao final da vida útil do produto ele será descartado de forma equivocada?

Alinhado com esta questão ecológica, a nova coleção Lorena Canals Sheep of the World cumpre com maestria este desafio. Além de utilizar lãs de ovelhas vindas de várias partes do mundo como: Tunísia, Oriente Médio, Nova Zelândia e Pérsia em suas tonalidades naturais – reduzindo em até 85% de energia na produção. Assim, quando não tiverem mais seu uso no lar, podem voltar ao solo, tornando-se fertilizantes que fornecem nutrientes para captação e crescimento de outros organismos. Dessa forma, melhoram a retenção e infiltração de água e ar, reduzem a erosão do solo e podem ser utilizadas como fertilizantes de ervas e vegetais.

Ao ser descartado, em solo quente e úmido ou enterrado, o material se decompõe naturalmente por meio da ação de fungos e bactérias, que produzem enzimas que se transformam em elementos essenciais – como nitrogênio e enxofre, conhecidos por colaborarem diretamente para o desenvolvimento de nutrientes e carbono natural. Outra curiosidade: ao reciclar um tapete de lã e utilizá-lo como fertilizante, o rendimento do crescimento da grama aumenta entre 24% e 82%.

Esse processo é conhecido como reciclagem natural em ciclo fechado, restaurando as bases iniciais do solo e da grama. Isso quer dizer que a lã volta ao seu estado inicial, que era o alimento da ovelha. É ou não é curioso?!

Tudo isso significa que uma escolha consciente ajuda o nosso planeta e a humanidade a ter recursos naturais sem escassez.  Não basta apenas reciclar, mas sim pensar em produção responsável, do começo ao fim!

Quer conhecer os modelos da nova coleção da Lorena Canals, a Sheep of the World? Clique aqui!