Entenda como montar um quarto de adolescente para seu filho!
Para ter um ambiente bonito, organizado e acolhedor, ele precisa ser pensado para um jovem que está passando por mudanças e descobertas novas. Mas por onde começar?
Ah, a juventude! A fase do amadurecimento, das mudanças físicas, turbilhão de emoções, mudanças de humor e de gostos pessoais em um curto espaço de tempo: é um momento de grandes mudanças. Para combinar com a nova etapa da vida do seu filho, o ambiente dele precisa refletir e ser transformado para acompanhar o crescimento dele.
Muitas dúvidas surgem no processo. Como montar um espaço para o estudo? Que cores usar? Quais móveis podem ser mantidos ou trocados? Como manter a organização no espaço? Para te ajudar a criar um quarto com originalidade, convidamos a designer de interiores Lisane Heineck, sócia do Estúdio Amadas (@estudioamadas), ao lado das designers de interiores Juliette Tartarin e Juliana Mandur.
Segmentando o quarto
Assim como na infância, o ambiente na adolescência precisa atender à rotina e às necessidades do jovem, como estudo e descanso, além de também ser o palco para ele se expressar e extravasar as mudanças da fase. Lisane também destaca a importância de pensar em um layout com uma boa circulação: “É fundamental, pois além de serem horas e horas usando esse espaço, muitos amigos serão recebidos”, conta a profissional.
As cores do ambiente
“As tonalidades podem variar bastante de acordo com a personalidade e desejos do adolescente”, explica a designer de interiores. “As cores claras tem sido um pedido recorrente por trazerem paz, harmonia e tranquilidade, mas um espaço com tons mais escuros também pode ser relaxante.”
Uma combinação de cores fora do comum é ótimo para tornar o ambiente mais singular. O mais importante no projeto é manifestar os gostos do adolescente em seu quarto e as cores são alinhadas nesse processo.
Móveis: trocar todos ou dá para manter algum?
“Geralmente, o guarda-roupa é mantido, pois sua função e posicionamento dentro do ambiente já foram bem pensados anteriormente”, afirma Lisane. Se o quarto permitir, substituir a cama por uma maior pode deixá-lo mais aconchegante e acolhedor. Além dela, é bacana incluir peças versáteis no quarto, como pufes e almofadas, para acomodar os amigos e decorar.
Espaço para estudos
Além de uma escrivaninha espaçosa, a área para os estudos deve ser planejada para não ter muitos objetos que desviem a atenção do adolescente, então evite colocar quadros de avisos ali ou muitas informações na decoração. Sempre busque ter o máximo de luz natural, mas não dispense o uso de uma luminária para quando a hora do estudo se estender até a noite. Não esqueça de escolher uma poltrona ou cadeira ergométrica, com muito conforto e sustentação, já que o jovem ficará muitas horas na bancada de estudo.
O que incluir na decoração
Os indispensáveis são os itens com significados afetivos, para sempre manter por perto as memórias boas. Além deles, Lisane pontua a importância de incluir tapetes, cortinas e um bom enxoval, por vestirem o ambiente. “Quadros, fotos e plantinhas também fazem a diferença”, explica a designer de interiores.
A adolescência não vem com manual ou regras. Com a decoração do ambiente, a frase também se encaixa. No processo de decorar o quarto para seu filho adolescente, Lisane destaca a importância de ser um processo interativo para criar um projeto funcional, bonito e harmonioso. “O projeto se torna original quando representa a identidade do nosso cliente. Nada mais gratificante do que ouvir: ‘Uau, o quarto ficou a minha cara”, finaliza a designer.