C RUC ABC M 16 1440x452 - Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração

Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração

C RUC BER S 2 300x300 - Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração
Tapete RugCycled Bereber

Você já ouviu falar no estilo Japandi? Nós, da Momy Decor, adoramos e resolvemos contar um pouco sobre ele para você. Essa tendência de decoração surgiu da união entre o design japonês e o escandinavo. Assim, ela reúne o melhor dos dois mundos: a organização e o equilíbrio do primeiro com o aconchego e a funcionalidade do segundo. O resultado é um minimalismo estético que busca valorizar a essência de cada ambiente na vida das pessoas. Essa essência vai muito de encontro com os princípios da Momy e da Lorena Canals, que evidencia sempre como os objetos, principalmente os tapetes, podem trazer benefícios na vida das pessoas e acompanhá-las por muito tempo.

À primeira vista, essas culturas parecem diferentes, porém ao mergulhar um pouco mais é possível perceber semelhanças entre seus princípios. Um resumo? Para compreender o Japandi é necessário conhecer duas filosofias importantes: a Wabi-Sabi e a Hygge. Então, bora lá!

A primeira se trata de uma junção de termos, “wabi” é simplicidade, rústico e “sabi” é beleza da idade, do desgaste do tempo. O segundo conceito vem dos países nórdicos e fala sobre exaltar o bem-estar e as coisas simples da vida. Dessa forma, o estilo Japandi mostra um novo olhar sobre a decoração, a importância de estar feliz em sua própria casa – pensamento essencial nos dias de hoje. Afinal, o nosso lar é um espaço para relaxar, descontrair e curtir a família seja com os pés descalços sentindo o delicado toque de algodão dos tapetes da Lorena Canals ou jogado em um almofadão lendo um livro, assistindo uma série ou mesmo só vendo a vida passar, do jeito mais simples e calmo, no melhor estilo Japandi.

Principais características:

Depois de entender a filosofia por trás dessa tendência, chegou o momento de conhecer suas principais características. Antes de tudo, se você quiser apostar no estilo, é necessário priorizar o minimalismo. Assim, escolha móveis e objetos funcionais que despertem tranquilidade nos espaços. Nesse sentido, cores claras com um toque de azul, verde ou cinza, também são inerentes.

C RUC AZT M 2 300x300 - Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração
Tapete RugCycled Azteca, essa coleção é muito especial já que todos os tapetes são feitos com restos de sobras da produção da Lorena Canals.

Os materiais naturais, como madeira e fibras (bambu, vime, rattan, lã) estão nessa seleta lista. Priorize as texturas que dão maior sensação de conforto e maciez, como crochê, linho, tricô e algodão ou lã, assim fica fácil escolher a gama de tapetes da Lorena Canals que combina com esse estilo. Todos esses elementos remetem ao equilíbrio e harmonia da natureza.

A simplicidade de linhas e formas, tanto nos móveis quanto nos itens de decoração, também são características do estilo Japandi. Assim como peças artesanais e antigas que oferecem uma viagem no tempo. Nesse caso, incluir peças de família ou compradas em antiquários e brechós é uma boa dica.

C DUET SGE R 6 300x300 - Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração
Tapete Reversível Duetto Salvia

Com a influência do design escandinavo, a luz natural não poderia ficar de lado. Afinal, ela valoriza o ambiente e a paleta de cores mais neutra. Para cobrir as janelas, ao invés de cortinas pesadas, escolha aquelas com tecidos mais leves. Isso garantirá uma iluminação agradável em todos os espaços.

C MONSTERA 5 300x300 - Estilo Japandi: tendência trouxe um novo olhar para a decoração
Composição com os tapetes Botânica e Monstera é perfeita para trazer a natureza para dentro de casa com um novo olhar.

Por fim, mas não menos importante, reserve um cantinho para a natureza viva no cômodo. No Japandi a ideia é trazer apenas as folhagens verdes e não plantas que possam dar flores coloridas.  Aqui, você pode trazer os modelos Monstera, assim a natureza estará bem representada, de uma ótica totalmente diferente.

Agora se jogue nessa tendência que vem conquistando as pessoas no mundo todo – e com certeza você também!