Sobreposição de tapetes: TUDO o que você precisa saber!

Com a aproximação da temporada mais fria do ano, os tapetes são nossos melhores amigos para tornar a casa mais aconchegante e quentinha. Ao combinar diferentes modelos de tapetes e usar técnicas de sobreposição, os ambientes ficam mais estilosos ainda!

Foto: @thestellabluegallery

Para explicar melhor, a sobreposição de tapetes é uma técnica muito usada por arquitetos e   designers de interiores para mudar o visual dos ambientes. Quando colocamos um tapete em cima do outro de forma estratégica, eles se tornam um dos principais elementos do espaço. Mas, engana-se quem acha que usar sobreposição fica apenas reservado para profissionais da área. Pensando em ajudar a deixar a sua casa moderna e repleta de estilo, nós, da Momy Decor, convidamos a arquiteta Renata Dutra, do escritório Renata Dutra Arquitetura, para te dar algumas dicas de como fazer uma sobreposição de tapetes que ficará linda e deixará o seu lar preparado para o inverno. Confira:

“A sobreposição de tapetes cria uma composição única, refletindo a personalidade de quem utiliza aquele espaço. Além de ser uma ótima oportunidade de ter vários tapetes no mesmo ambiente, deixando a decoração mais flexível e diferente”, explica a arquiteta.

Traçando o ponto de partida:

Para começar, é importante ter em mente que o objetivo principal é manter a harmonia em todo o ambiente, claro, mas com um toque de charme na decoração com a sobreposição de tapetes. Com seus formatos e tamanhos diferentes, os tapetes funcionam como uma moldura para o espaço. Por isso, quando se trata da composição e sobreposição precisamos primeiro entender o que se adequa a área para depois deixar a imaginação fluir.

Para acertar na escolha da composição dos modelos, precisamos considerar também o restante do cômodo e da decoração. Como são as paredes? O espaço tem muitas peças decorativas? As cores são fortes ou neutras? Com essa análise, fica mais simples selecionar quais itens são melhores para aquele ambiente.

Vamos escolher os tapetes?

Feito isso, vamos a seleção dos modelos, que precisam estar na mesma linguagem de todo o cômodo. Se o ambiente tiver um papel de parede estampado, a sugestão da profissional é usar tapetes mais neutros, com tons claros, sem muitos detalhes. Renata Dutra explica que o oposto também é válido, ou seja, se o quarto for mais neutro, pode utilizar tapetes desenhados, com formatos diferentes e estampas. Veja alguns exemplos de sobreposição com tapetes da Lorena Canals.

Composição de tapetes de formatos diferentes com os modelos Monstera Honey e Kaarol Natural Re-Edition. Projeto assinado pela designer de interiores Natalia Castello, do Studio Farfalla.

 

Uma das sugestões para usá-los com sobreposições é dar destaque a um móvel, como por exemplo, um berço. Na foto, você vê o Bubbly Olive em cima do Kaarol Natural.

 

Aqui o modelo redondo Colorido foi escolhido para sobrepor com o Quadriculado, ambos da collab Mooui + Lorena Canals. Juntos, deram um toque divertido, mas sem pesar na decoração do espaço.

“Tapetes com estampas mais chamativas podem ser sobrepostos com peças mais lisas, já, se a estampa for mais lisa, com poucos elementos, pode arriscar na sobreposição de duas estampas, dando mais personalidade ao ambiente”, acrescenta Renata Dutra.

 

Se você quiser destacar um móvel ou uma área no ambiente, utilize um tapete retangular

Curtiu as dicas? Siga as nossas redes sociais e nos conte: Você tem alguma sobreposição de tapetes em casa? Gosta? Vamos adorar saber!