C RUC ABC M 7 1440x452 - Reciclar, reutilizar, reinventar

Reciclar, reutilizar, reinventar

A reciclagem no Brasil pode parece uma tema utópico… Mas, e se te falarmos que pode ser mais fácil e super prático? 

C RUC ABC M 16 1024x683 - Reciclar, reutilizar, reinventar
Modelo ABC da coleção RugCycled® – os primeiros tapetes reciclados e laváveis do mercado

Como é o modo que você consome? Essa pergunta pode até parecer vaga ou sem sentido, mas quando paramos para refletir é possível refletir que perfil de consumidores nós somos.

Nossos olhos brilham ao ver um lançamento de um tapete da Lorena Canals – por aqui, a gente quase não se aguenta. Mas, o mesmo amor e interesse que temos ao querer um produto pode não se manter por muito tempo…

A nossa pergunta é: Você usa tudo aquilo que compra? E depois que quebra, fica velho ou simplesmente você não quer, qual o destino que dá aos seus objetos? Joga fora, faz doação?

Sabemos que quando queremos jogar algo fora, nossa última preocupação é entender para onde ele vai e, sim, temos aquele sentimento de nos livrar – atire a primeira pedra quem nunca teve esse pensamento!

No Brasil somos conhecidos por ter aterros cada vez maiores, sem nenhum tipo de cuidado. Isso porque a principal barreira para a reciclagem por aqui é a falta de infraestrutura.

Você sabia que um em cada 12 brasileiros ainda não tem acesso à coleta regular de lixo?  A coleta de material reciclável, então, bem rara.

Além disso, faltam ações para conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem.

A maior parte do que vem sendo feita em nosso país é realizada por cooperativas e catadores – na sua maioria de forma informal. São inúmeras dificuldades, mas isso não significa que não podemos começar a reciclar dentro da nossa própria casa, né?

Você deve estar se perguntando, mas o que adianta só eu fazer e os meus vizinhos, amigos, cidade, estado e país não compartilharem essa atitude? Entendemos aonde você quer chegar, mas se você não começar e mudar dentro da sua casa, quem irá? E vamos te dizer não precisa fazer grandes esforços para reciclar, não!

Existem vários tipos de materiais que podem ser reciclados:

reciclagem post 3 300x289 - Reciclar, reutilizar, reinventar

  • Papel e papelão: que não estejam sujos e engordurados;
  • Plásticos: garrafas de refrigerante e suco, sacola de supermercado, potes de shampoo e condicionador, brinquedos e embalagens de produto de limpeza;
  • Alumínio: latas de cerveja, refrigerante e alimentos em conserva. Ah, só um lembrete: nem toda lata é feita de alumínio, por isso, é bacana dar uma olhada na embalagem e checar o material dela, para entender se é realmente reciclável;
  • Vidro: potes de alimentos, de embalagens e etc…

Para que esses produtos possam ser reciclados, é preciso tomar alguns cuidados no momento da separação. Os metais podem ser amassados para facilitar o armazenamento e o transporte. Já os plásticos e vidros devem ser lavados para remover restos de produtos.

Algumas empresas têm campanhas para que os seus clientes retornem as embalagens para o fabricante. Então, depois de consumir o produto, você pode entregar a embalagem vazia em lugares específicos, as embalagens devolvidas retornam para as fábricas e podem ser recicladas e retornar a sua vida útil.

Reciclar além de ser um ato de cuidado com o meio ambiente, também é muito importante para todas as pessoas, já que ajuda a conservar os recursos naturais, como a água, e reduz a necessidade de usar novas matérias-primas. Isso também ajuda na economia, já que um material reciclado exige menos consumo de energia. Uma ação leva a outra, a reciclagem cuida do meio ambiente, que ajuda as pessoas a viverem melhor, potencializa a economia e diminui os gastos do governo e isso gera menos impostos. Viu só?

ciclo 300x300 - Reciclar, reutilizar, reinventar
Sobras da produção da Lorena Canals que se renovam e retorna nos tapetes da coleção RugCycled®.

Indo em direção a diminuir o impacto na natureza, a Lorena Canals, revolucionou de novo.

Nós, da Momy, não estamos aguentando tanto orgulho de ser parceira de uma marca atenta a reduzir (e quase zerar!) o consumo de água e energia. Como? Com a coleção RugCycled®, que usa restos da produção da marca para fazer novos tapetes – isso gera uma economia de água, energia e um produto para a vida inteira.

Conta para a gente, você faz reciclagem? Já tentou? Vamos juntos construir um novo mundo?

*Dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)