7 livros infantis para o cantinho de leitura das crianças

Entenda a importância de ler com as crianças, veja dicas para criar um cantinho de leitura em casa e saiba quais os livros infantis não podem faltar nesse espaço!

 Você sabia que ler com as crianças é muito mais do que apenas contar uma história? Durante a leitura os pequenos se conectam com a família e fortalecem os laços de afeto com os pais e cuidadores, além de darem asas à imaginação para descobrir coisas novas.

Estudos comprovam que o hábito de ler com as crianças também estimula o desenvolvimento infantil, pois melhora o desempenho escolar, amplia o vocabulário, desenvolve a linguagem, além de facilitar o processo de alfabetização e o aprendizado de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.

Dessa forma, as crianças que leem livros infantis com a família apresentam índices elevados de inteligência, facilidade em conviver com os colegas de classe, demonstrando empatia e respeito, além de conseguirem se comunicar melhor e lidar com as próprias emoções.

3 dicas para criar um cantinho de leitura para as crianças

Depois de conhecer os benefícios dos livros infantis para as crianças, você ficou com vontade de criar um cantinho de leitura em casa e ainda não sabe por onde começar? A seguir, apresentamos 3 dicas incríveis que te ajudarão a montar um espaço para ler e se divertir com os pequenos.

Escolha um lugar tranquilo da casa

Para que as crianças possam se concentrar e se divertir com os livros infantis, aproveitando ao máximo o momento de leitura com a família, é preciso escolher um lugar tranquilo da casa.

Nesse sentido, aquele quarto ou sala que estão desocupados, são ótimos ambientes para fazer um cantinho de leitura especial para os pequenos.

Invista em uma decoração aconchegante

É importante que o espaço escolhido tenha uma decoração divertida, confortável e aconchegante para que as crianças se sintam mais à vontade para relaxar e aproveitar o momento de leitura em família.

Para isso, acertar na escolha do tapete, dos puffs e da decoração é essencial, afinal é nesse cantinho que vocês vão compartilhar descobertas e se divertir com os livros infantis. Nessa matéria do blog, apresentamos uma coleção especial para decorar e deixar o espaço de leitura aconchegante.

Deixe os livros acessíveis

Facilitar o acesso aos livros infantis, deixando-os em uma altura em que as crianças consigam pegá-los é fundamental para que os pequenos possam explorar, aprender e se divertir no cantinho de leitura.

Por isso, nada de colocar os livros em prateleiras altas. Deixe as histórias acessíveis para que as crianças possam manuseá-las livremente antes, durante e depois da leitura em família.

7 livros infantis que as crianças precisam conhecer

Veja a seguir uma lista de livros infantis que não podem faltar no espaço de leitura da sua casa. Todos os livros apresentados são personalizados com o nome e o personagem da criança, que se torna a protagonista da história. A personalização facilita a identificação dos pequenos e desperta ainda mais o interesse pelo mundo mágico da leitura. Confira!

Quando Estamos Juntos

Nessa história, recomendada para crianças de até 2 anos de idade, os pequenos leitores vão descobrir que fazer do mundo um lugar melhor para viver é muito mais divertido Quando Estamos Juntos com nossa família e amigos! De forma lúdica, o livro mostra o poder das boas ações, estimulando o diálogo sobre empatia desde os primeiros anos de vida.

Tratorzinho Vermelho

Nessa divertida aventura, indicada para os bebês e crianças de até dois anos de idade, os pequenos embarcam em seu Tratorzinho Vermelho para passear e conhecer os animais da fazenda junto com seu amigo fazendeiro. Que tal deixar a leitura mais divertida com a linha de mordedores da Momy Decor? São diversos vegetais e frutas para estimular os cinco sentidos dos pequenos. Conheça todos aqui.

A Fuga do Mafagafo

Um mafagafo fugiu do ninho e agora seu pequeno está à procura dele para desmafagafar tudo que foi mafagafado. Será que conseguirá encontrá-lo? Além de muito divertida, A Fuga do Mafagafo, que é uma história indicada para crianças entre 3 e 5 anos, também estimula o desenvolvimento da linguagem por meio de uma brincadeira que os pequenos adoram: os trava-línguas! Clique aqui para conhecer +30 jogos de palavras para brincar com as crianças.

Onde os Sonhos se Realizam

Nessa inesquecível história, indicada para crianças entre 3 e 5 anos, os pequenos vão viajar até o Parque da Disneypara encontrar seus personagens favoritos e descobrir que sonhos se tornam realidade! Além de muito emocionante, o livro é uma excelente oportunidade para a família compartilhar com os pequenos seus personagens preferidos do universo mágico de Walt Disney.

O Fantástico Aniversário

O dia do aniversário está entre as datas favoritas das crianças durante o ano. Nessa história, indicada para os pequenos de 3 a 5 anos de idade, a criança visitará um reino mágico de unicórnios e seres encantados. Junto com uma fadinha divertida, viverá uma verdadeira aventura para salvar seu Fantástico Aniversário!

Uma Jornada Pré-Histórica

Nessa aventura Pré-Histórica, recomendada para os pequenos de 3 a 5 anos, a criança vai conhecer vários dinossauros, em uma jornada emocionante para devolver um ovo perdido à sua família! Para os pequenos fãs de dinossauros, esse é um dos livros infantis que não pode faltar no cantinho da leitura.

O Pequeno Príncipe

Nesta edição exclusiva do clássico Pequeno Príncipe da literatura, a criança viverá uma jornada emocionante pelos planetas e aprenderá que só se vê bem com o coração. A história, que é indicada para os pequenos e pequenas entre 6 e 8 anos, é um verdadeiro convite para mergulhar na imaginação e aprender em família.

Gostou das sugestões? Para saber mais sobre como incentivar a leitura na infância, acesse o Blog Dentro da História.